jump to navigation

Você sabe lidar com elogios? dezembro 9, 2007

Posted by lilaliss in curiosidade.
trackback

Você sabe lidar com elogios? Veja alguns erros comuns, e como agir para receber cumprimentos de forma agradável

Como um complemento ao artigo anterior sobre como lidar com críticas, vamos tratar hoje de um assunto ainda mais complexo para muita gente: como receber bem um elogio ou cumprimento.

Antes de mais nada, veja se você consegue visualizar os seguintes erros – praticamente uma sabotagem do ato de elogiar, muitas vezes praticada por puro reflexo, sem envolvimento racional – sendo cometidos por alguém próximo, ao receber um elogio:
  • “Eu não mereço”, “Quem sou eu?” ou “Que exagero, não é pra tanto”
  • Assumir que a pessoa não quer de fato dizer o que disse
  • Responder fazendo uma lista de seus próprios pontos fracos
  • Desviar 100% do mérito para outras pessoas
  • Dizer que foi apenas sorte
  • Tentar pescar mais elogios

Para que recusar um elogio? Se a pessoa optou por cumprimentá-lo, aceite, é bom para ambas as partes. O artigo How to take a cumpliment, publicado no Lifehack.org, lista os erros acima, e dá algumas dicas sobre como receber elogios com graça e elegância. Selecionei algumas delas, e comento abaixo.

Eis o que você deve fazer:

  • Aceite o elogio. Mesmo que tenha havido sorte ou o apoio de outros, você esteve envolvido, e é visto pela outra pessoa como sendo merecedor do comentário.
  • Seja grato. O elogio é como um presente. Você não recusaria ou devolveria um presente de um amigo. Receba-o, e trate-o da mesma forma.
  • Não seja pessimista. Ao menos neste momento😉 Se você recebeu elogios pelo andamento do projeto X, não responda dizendo que a longo prazo você acredita que ele falhará. pode ser um bom momento para esclarecer quais são os próximos desafios do projeto, mas não para dar a entender que quem elogiou está mal informado.
  • Reconheça sua parcela de contribuição. Não há problema em mencionar que outros são também dignos de elogio pela mesma razão, pois também fizeram parte do projeto. De fato, não esqueça de fazê-lo! Mas não diga que eles merecem *todo* o crédito.
  • Retribua. Torne visível que você aprecia o ato. Se você conseguir, ofereça de volta um cumprimento a quem o elogiou, desde que não pareça falso, ou forçado.

Aceitar cumprimentos não é arrogante e nem egocêntrico, mas depender deles para viver pode ser. Saiba lidar com eles de forma equilibrada, e não esqueça de também fazer elogios a quem merece – eles tornam a vida muito mais agradável!

http://iscasemvara.blogspot.com

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: