jump to navigation

Dicas para você mulher esquecer O EX abril 15, 2008

Posted by lilaliss in curiosidade.
trackback
Cabeça livre, coração leve
Veja quais são os sete passos fundamentais para você esquecer o ex

era a azeitona da sua empadinha, o queijo da sua goiabada, a calda de chocolate no seu sorvete… Mas te deixou. É, cara amiga leitora, o fim de um relacionamento não é uma coisa nada fácil, mas quase todo mundo já passou ou vai passar por isso. E nessas horas, tudo o que você mais quer é parar de choramingar, esquecer aquele cara e curtir a vida. Embora pareça uma tarefa árdua dar a volta por cima e abrir o coração novamente, está longe de ser algo impossível. É só olhar para trás ou para os lados e ver quantas vezes você ou algum(a) amigo(a) já esteve nessa situação e conseguiu superar.

Para facilitar mais ainda, o Bolsa de Mulher conversou com psicólogos e terapeutas e elaborou os sete passos essenciais para se esquecer um ex. Pare de ouvir aquele CD antigo da Mariah Carey, doe o bichinho de estimação que ele deu para você no Dia dos Namorados, guarde (bem escondida, e não debaixo do travesseiro!) aquela foto de vocês dois juntos na praia e preste atenção nas dicas para não deixar o “falecido” virar um fantasma na sua cabeça.

Ficar atrás da pessoa só vai machucar ainda mais, principalmente se não houver chances reais de volta

1 – Em primeiro lugar, aceite e viva o luto. Lidar com a frustração e aceitar o fim não é fácil, mas é necessário. Para a psicoterapeuta de casais Miriam Barros de Lima, este “luto” é um processo interno, de autoconhecimento. “Aceitar que o outro não quis mais é uma prova de fogo para a nossa auto-estima, mas devemos lembrar que toda crise é capaz de nos fazer crescer”, assegura. Sentir a perda, chorar, ficar triste, ter raiva, tudo isso é absolutamente natural depois do término de um relacionamento e faz parte da recuperação. Segundo o psicólogo Paulo Bonança, o luto da separação deve ser vivenciado, desde que haja sentido nele. “O período de luto é um momento de reflexão. Você deve pensar qual foi a sua participação, tanto nas partes boas quanto nas partes difíceis do relacionamento que acabou – sem ficar culpando o outro. É preciso saber usar isso a seu favor e não levar o que foi ruim para o próximo namoro”, diz Paulo.

2 – Procure outras pessoas, mas não queira se envolver logo. Dizem que somente uma nova paixão pode substituir uma antiga. Mas encontrar rapidamente um par não é a melhor solução. “Se um outro romance se inicia logo após um rompimento, não há tempo suficiente para que haja toda a reflexão pela qual a pessoa precisa passar para avaliar erros e acertos. As lições que ficaram do último relacionamento ainda não foram bem processadas, o que pode fazer com que os erros apenas se acumulem. O outro não pode servir como ‘terapeuta’. Ele não está preparado para isso, nem vai agüentar o novo par choramingando”, afirma Paulo Bonança. Procurar o apoio dos amigos e da família, porém, é muito importante. “As pessoas próximas ao casal também vão viver essa separação. Se houver filhos, então, o impacto será enorme e as atenções devem se voltar para as crianças”, lembra a psicóloga Evelyn Pryzant, acrescentando que jamais deve-se buscar o ex-parceiro por outro motivo. “É bom chamar e reunir os amigos, parentes… Mas nunca o ex”, alerta.

3 – Evite contato por algum tempo. Manter certo afastamento do ex ajuda a recompor o coração partido e ameniza a dor de cotovelo. “Ficar atrás da pessoa só vai machucar ainda mais, principalmente se não houver chances reais de volta”, observa Miriam Barros. Amizade? Dependendo do caso, talvez seja possível, mas só depois de curadas todas as feridas. A técnica de tentar ficar amiga para passar a idéia de que está lidando bem com a situação geralmente não funciona. “No fundo, quem faz isso ainda tem esperanças de reconciliação. Só que é uma faca de dois gumes. Pode dar certo se o ex também estiver a fim de reatar. Mas se não houver nenhum indício de que a vontade é correspondida, o melhor é não tentar mais nada”, recomenda Miriam.

via

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: